Festas do Mar | agosto 2019 | Baía de Cascais

Cascais em Festa na Baía!

Como surgiram as Festas do Mar? 

Quando falamos nas Festas do Mar em Cascais, é importante situarmo-nos na história de Portugal. Primeiramente, é fundamental perceber como estas surgiram. Já que,  as mesma tiveram um contributo muito especial para esta vila. 

A Época dos Descobrimentos 

Tudo se iniciou com o descobrimento do Brasil, em 1500 pelos portugueses. Ao embarcarem, estes aclamavam a uma força divina, com o propósito de regressassem a casa com vida. Rezavam, a Maria, Mãe de Jesus para que o mar não os atraiçoa-se e para que as tempestades não fossem um perigo para as suas vidas. Sobretudo, oravam pelo medo da brutalidade da Natureza.

Naquela altura, as embarcações eram muito pouco ou melhor dizendo, nada sofisticadas. Além disso, qualquer situação mais adversa poderia colocar em causa a vida de cada navegante. 

Desta forma, Maria começou a ser chamada pelos marinheiros Nossa Senhora dos Navegantes. 

Anos mais tarde, esta Santa começou a ser aclamada pelos pescadores, com o mesmo efeito. Assim, era vista como uma protetora que garantia o seu regresso a casa com vida. 

Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes

Não sendo certa a data de início da comemoração da Nossa Senhora dos Navegantes,   prevê-se que a mesma se tenha iniciado no século XV.  A saber também, que esta procissão foi abolida pelo Liberalismo, em 1834. Por consequência da abominação das Ordens Religiosas. 

Contudo, em 1942, com a construção da Igreja dos Navegantes que se retomou a procissão. Com o intuito de homenagear os Homens do Mar.

50 anos mais tarde, em 1992 deu-se início às Festas do Mar,  festas essas, que se realizam até à atualidade. As mesmas estão a cargo da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais e a Associação de Profissionais de Pesca com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais e da Paróquia de Cascais.

Desse modo, nascem as Festas do Mar para homenagear tanto Nossa Senhora dos Navegantes como os Pescadores desta Vila. 

Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes  – na atualidade

É uma procissão com um carácter muito forte. Composta por 8 andores em que quem os carrega são os pescadores vestidos a rigor tal como as peixeiras. Porém, apesar destas não carregarem os andores, fazem também parte da procissão.

A procissão tem início marcado na Igreja Matriz de Cascais e segue pela Avenida D.Carlos em direção à Praia dos Pescadores. É na praia que esta procissão é mais admirada.  Principalmente, no momento em que os andores são colocados dentro dos barcos. Os barcos estão igualmente decorados a rigor e são conduzidos pelos pescadores.

Os cristãos acompanham os barcos durante esta viagem e aclamam as suas preces. Quando o andor de Nossa Senhora dos Navegantes chega à Guia, a benção é dada tanto aos pescadores como ao povo de Cascais.  

Festas do Mar 2019

Realizam-se de 16 a 25 de Agosto, onde esta Procissão tem data marcada dia 18 de agosto e  início pelas 15:00 horas. 

Durante as noites, a Baía de Cascais recebe alguns dos maiores nomes da música Portugal, sendo eles:

Virgul, Jorge Palma & Sérgio Godinho, Anselmo Ralph, Paulo Gonzo, Ana Moura, AnaVitória, Fernando Daniel, Amor Electro ou ainda os The Gift. 

Será nesta edição das Festas do Mar, que está marcado o reencontro dos Delfins (dia 25 de agosto). Relembre-se que a banda passou 10 anos separada. Esta é uma de muitas surpresas que temos reservadas para si.

Se gostaria de visitar estas Festas, mas ainda não pensou onde ficar, saiba que o Hotel Baía Cascais, está à sua disposição para o receber. 

Antes dos concertos aproveite e tenha um delicioso jantar no Restaurante Baía, conheça o nosso Menu e faça já a sua reserva.

Depois, desfrute de uma vista incrível sobre a Baía de Cascais no nosso Rooftop. Por fim, acompanhe o momento ao som de incríveis músicas, que vão tornar a sua noite memorável.  

Siga o nosso blog e fique a conhecer as diferentes atrações em Cascais e o melhor que o nosso Hotel lhe tem para oferecer.

 

festasdomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *