O concelho é um dos 100 destinos mais sustentáveis para conhecer. Quem o diz são os Greens Destination Awards, o ITB Earth Award, uma das maiores feiras de turismo no mundo, e o “Gold Award” da Quality Coast. Uma decisão que não surpreende quem nele vive e quem o visita. Mas as premiações não param por aí. Em Cascais, o Hotel Baía também foi distinguido pela Green Key, com um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal.
Cascais no seu estado mais puro
Se o objetivo é conhecer o que de mais verde há no concelho, então o Parque Natural de Cascais é paragem obrigatória. As falésias, as baixas arribas, as praias, as dunas e a imponência do Cabo da Roca ombreiam com o infinito azul do Atlântico. Juntos, conquistam o reconhecimento da UNESCO que colocou o Parque na sua Lista de Património Mundial. Mas as cores da natureza não ficam por aí. Elas também pontuam Cascais através de pequenos parques, jardins e pinhais. E pode conhecê-los a todos com a ajuda de uma e-bike da Fully Charged, parceira do Hotel Baía. Quando o fizer, não dispense uma visita à natureza que reside na Quinta do Pisão, à diversidade costeira do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, o primeiro “edifício zero energy” em Portugal.
A sustentabilidade hospedada no Hotel Baía
Do lado azul da costa, a preocupação pelo ambiente vem ao de cima com o grupo Cascaisea, mas também com a organização Movimento Claro que recolhe os resíduos do fundo do mar. Todo este cuidado permite às espécies viver com todo o bem-estar no seu habitat e em paz com as espécies da superfície. Prova disso é a simpatia dos golfinhos nas excursões da Flamingo – Boat Tours.
Voltando para terra, encontramos um vizinho do Atlântico há 60 anos: o Hotel Baía. E aqui a sustentabilidade também é residente. O hotel abriu as suas portas à responsabilidade ambiental e acolheu-a com a implementação de políticas para a redução de água e energia, a separação de resíduos e reciclagem e a tentativa progressiva de eliminação de plástico. Contudo, sem nunca esquecer a vertente social com a doação de refeições, roupas e equipamentos. E toda essa consciência ambiental foi premiada com o tempo. Prova disso é o prémio Green Key, a certificação Green Leader do TripAdvisor e a participação no programa no programa HOSPES – Sharing is Caring, da Associação da Hotelaria de Portugal.
Motivos não lhe faltam para conhecer a sustentabilidade de Cascais. Descubra como aproveitar ao máximo a natureza que reside no concelho com o nosso artigo “Aproveitar as férias em Cascais sempre ligado ao mar”.
Do que está à espera para agendar a sua visita sustentável a Cascais?