A passear pelo Bairro de Museus em Cascais

Os dias de sol em Cascais são um denominador comum que ilumina a vila o ano inteiro. Há quem goste das tardes na esplanada, dos dias de praia seja qual for a estação, e há também quem não resista a fazer visitas pelos museus de Cascais. De facto, a vila com mais requinte da realeza que outrora cá andou é frutífera em oferta cultural para todos os gostos. Seja qual for o plano que escolher, é sempre bom definir o itinerário. Nesse momento, a esplanada do Hotel Baía, os cocktails e os petiscos, o convívio, são o melhor início para preparar uma tarde cultural.

Quais os museus em Cascais que deve visitar em primeiro lugar? Mesmo que já tenha visitado alguns dos que hoje aqui sugerimos, há uma beleza inerente em cada um deles que vale sempre a pena recordar. Antes de irmos à lista de sugestões, quer adivinhar o primeiro? Deixe nos comentários os que já visitou e os que mais gostou!

Entre na viagem do Bairro dos Museus em Cascais

Este é um bairro com habitantes de alto gabarito, é um verdadeiro choque cultural pela positiva, principalmente para quem só vê Cascais pelo mar e pela natureza. Se Sintra tem um microclima característico pela proximidade do mar à serra, Cascais criou um microclima à sua imagem. O Bairro dos Museus em Cascais é o epicentro cultural da vila, que junta, numa curta distância, o Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu Conde Castro Guimarães, a Casa das Histórias de Paula Rego e a Casa de Santa Maria. E estes são apenas alguns destaques deste roteiro de museus em Cascais.

Consulte os horários e adquira os bilhetes online para evitar aquelas filas que ninguém aprecia para ter a melhor experiência pelos museus em Cascais. Seja uma visita com ou sem guia, por um ou mais locais, o importante é rechear o dia com beleza e conhecimento cultural. Vamos a isso?

Próxima paragem: Centro Cultural de Cascais

Seria impossível escrever um artigo sobre os museus em Cascais sem mencionar o Centro Cultural desta vila à beira-mar. Fruto da reabilitação do antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, que  foi transformado a partir de 1977, momento em que ficou a cargo da Câmara de Cascais. Podia ter sido o primeiro Colégio Português de Filosofia (no século XVII), mas em 2000, este pedaço de história foi inaugurado para trazer exposições, distribuídas pelos três andares, mas também concertos e eventos no pátio. Uma coisa é certa: tem de estar atento às novas exposições para fazer mais que uma visita a um dos sempre inovadores museus em Cascais.

Pintar a cultura no Cidadela Art District

Saindo do registo histórico para um mais artístico, o Bairro dos Museus em Cascais dá-lhe a conhecer o Cidadela Art District. São galerias, estúdios, lojas e um project room onde vários artistas expõem o seu trabalho. Um lugar de eleição para conhecer novos artistas e contrastar com as histórias antigas dos museus em Cascais. E já que está por esta zona da vila, aproveite para dar um saltinho ao Palácio da Cidadela de Cascais.

Trata-se de um edifício histórico, pois foi no longínquo ano de 1870 que o rumo da vila de pescadores mudou. Sabe qual é o papel deste palácio nesta história? O Rei D. Luís, que frequentava muito um café recheado pela aristocracia da altura e onde hoje encontramos o Hotel Baía, decidiu transformar o Palácio da Cidadela em residência de veraneio até ao final da monarquia, em 1910. Depois, serviu de residência a vários presidentes e, hoje, já desativado, é um local de culto, cheio de requinte, história e riqueza por descobrir. É um dos museus em Cascais que melhor representa a grandeza portuguesa de outros tempos.

Da vila de pescadores ao Museu da Vila

É dos museus em Cascais com mais história, pois conta tudo o que aconteceu na vila desde o seu início. É um dos museus em Cascais com entrada gratuita, onde se pode até descobrir o que era feito da vila antes de o ser. Tudo começa nos povos que ocupavam este pedaço de terra à beira-mar plantado, muito antes de se chamar Portugal.
Os museus em Cascais não ficam por aqui, mas temos a certeza que se visitar todos estes num só dia, será um dia feliz. Enquanto pensa em qual vai ser o primeiro, o segundo ou o terceiro, conte com a esplanada do Hotel Baía para ser o ponto de encontro. Mais precisamente na Baía de Cascais, em frente à praia em que Marcelo Rebelo de Sousa gosta de mergulhar. Mergulhe também num banho de cultura, arte e história e desafie amigos e família para um roteiro diferente. Conte-nos nos comentários qual destas opções ainda não visitou e quais os museus em Cascais mais quer visitar.