5 museus a visitar em Cascais

Deixe-nos adivinhar: uma das suas promessas para 2023 é visitar mais museus. Acertamos? Se calhar não, mas de certeza que ficou com o bichinho.

Cascais não é só bom tempo e praias bonitas, tem também uma forte oferta cultural. Perto da vila estão alguns dos melhores museus do concelho, todos parte do Bairro dos Museus, um conceito criado para abranger um conjunto de equipamentos culturais.

Deixamos abaixo 5 museus em Cascais que lhe podem interessar se for passear pelo centro:

Museu do Mar Rei D. Carlos

O Museu do Mar em Cascais foi inaugurado em 1992, em honra de D. Carlos – um monarca que, como muitos sabem, era apaixonado pelo mar.

Este museu tem sido alvo de constantes remodelações ao longo dos anos, de modo a manter-se apelativo ao público moderno, centrando sempre as suas temáticas à volta da biodiversidade, dos problemas climáticos e da História marítima.

O Museu do Mar Rei D. Carlos tem uma forte componente educativa, daí ser muitas vezes visitado por turmas e escolas de todo o país. Está aberto todos os dias, exceto segunda-feira.

Museu Condes de Castro Guimarães

Este museu era a antiga residência dos Condes de Castro Guimarães, que foi deixada em testamento à vila de Cascais em 1924, assim como uma vasta coleção artística e bibliotecária.

O museu está integrado no Parque Marechal de Carmona e conta atualmente com 5 salas diferentes:

  • Sala dos Trevos: onde pode testemunhar traços da origem irlandesa do primeiro proprietário do edifício.
  • Sala da Música: aqui encontra um belíssimo órgão de tipo romântico francês, sem dúvida uma das peças em destaque do museu.
  • Sala Neogótica: atual biblioteca pública de Cascais, antiga livraria dos Condes de Castro Guimarães e antiga sala de jantar da família O’Neill.
  • Sala de Leitura: a antiga que cozinha, que serve agora como acervo bibliotecário com cerca de 2830 volumes.
  • Sala Dr. José de Figueiredo: o antigo quarto de vestir dos condes, dedicado agora ao historiador, museólogo e crítico de arte que fez parte da primeira Comissão Administrativa do museu.

O museu está aberto todos os dias, exceto segunda-feira.

Casa das Histórias da Paula Rego

É um dos museus mais populares em Cascais, e com razão para isso. Projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, este edifício apresenta um desenho exterior único e no interior uma coleção de 620 obras da pintora e artista Paula Rego.

O espólio de mais de 50 anos de carreira desta lendária artista portuguesa pode ser visto junto ao Parque Marechal Carmona, todos os dias das 10h às 18h. O museu está encerrado às segundas-feiras.

Casa Sommer

A Casa Sommer funciona atualmente como Arquivo Histórico Municipal e como Livraria Municipal de Cascais.

É um edifício neoclássico que salta à vista de qualquer um, e com uma livraria bastante apelativa no interior onde é possível adquirir obras editadas pela autarquia, focadas principalmente em temas como a arqueologia, a arquitetura, a História e a cultura.

A Casa Sommer está aberta todos os dias, incluídos domingos e feriados.

Centro Cultural de Cascais

A fechar esta lista está o Centro Cultural de Cascais. Surgiu após a reabilitação do Convento de Nossa Senhora da Piedade e neste espaço realizam-se várias exposições, conferências e pequenos concertos ao longo do ano.

É uma questão de estar atento/a ao programa do Centro Cultural de Cascais e aos eventos que podem ser do seu interesse.

Para além destes museus, muitos outros museus e equipamentos culturais fazem parte do Bairro dos Museus em Cascais. Pode adquirir um bilhete geral para os visitar a todos, ou uma das muitas outras modalidades que a bilhética oferece. No primeiro domingo de cada mês as entradas são gratuitas.Clique aqui para ler mais sobre tudo o que Cascais lhe pode oferecer para um passeio de fim de semana, umas férias ou simplesmente uma visita ao final da tarde com a família.